As quatro estações em Gramado e Canela

Que Gramado e Canela são excelentes lugares para visitar em qualquer época do ano todos nós sabemos, mas será que em alguma estação específica é mais legal vir para cá? preparamos esse post para explicar um pouco mais sobre como funcionam as quatro estações por aqui.

Verão

O verão no Brasil inicia no mês de dezembro e vai até o mês de março. É uma estação bem quente na maioria das cidades brasileiras, porém Gramado e Canela fogem um pouco dessa regra, visto que por aqui as temperaturas costumam ser mais amenas durante o período. A média da temperatura nas duas cidades é de 21ºC, podendo atingir os 30ºC em dias muito quentes.

O que ocorre nas cidades durante esse período?

Um dos eventos mais famosos do Brasil, o Natal Luz de Gramado ocorre normalmente de outubro até janeiro e trás milhares de visitantes até a linda cidade gaúcha.

Comprar Ingressos para o Natal Luz

Assim como o Natal Luz, o Sonho de Natal é um evento com temática de natal que ocorre na cidade de Canela, trazendo todos os anos muita alegria para os moradores e visitantes da cidade, o evento costuma ocorrer de outubro até janeiro.

 

Outono

Essa é com certeza uma das mais espetaculares épocas para visitar a região! Tanto Gramado quanto Canela estão extremamente coloridas e aconchegantes, os famosos plátanos das cidades começam a ficar multicoloridos a partir do mês de abril, perdendo suas folhas até o mês de junho.

Também é uma época de temperaturas muito agradáveis, variando de 12ºC até 24ºC, ideal para passeios ao ar livre, aproveitando muito as cidades caminhando por suas belas ruas coloridas.

O que ocorre nas cidades durante esse período?

É entre os meses de março e abril que ocorre um dos eventos mais queridos de Gramado. A páscoa da cidade é cheia de atrações maravilhosas, não faltam brincadeiras ao ar livre, chocolates e fora a decoração ímpar.

Também entre os meses de março e abril ocorre a linda e criativa páscoa de Canela, evento que enche a cidade de artistas de rua. Também como é de praxe uma decoração maravilhosa aguarda cada visitante que por aqui passar.

A festa que celebra a cultura dos imigrantes Italianos e Alemães da cidade ocorre entre os meses de abril e maio. Esse é um evento repleto de comida típica e muita música! Além da famosa exposição de produtos rurais da cidade.

 

Assim como a festa da colônia de Gramado, a festa da colônia de Canela é um evento que ocorre entre abril e maio e trás muita comida típica e música regional, além de uma feira com diversos tipos de produtos produzidos na cidade e região.

Inverno

Ahh o inverno… Por aqui o inverno é especial demais! A estação mais fria do ano vai de junho até setembro e tanto em Gramado quanto em Canela é época de muitos visitantes prestigiarem o friozinho, as delícias culinárias da região e todo charme e aconchego que pode existir.

Durante a fria estação a temperatura média das cidades é de 12ºC, podendo nos dias mais frios alcançar -5ºC. É uma época para usar toucas, luvas, cachecol, casacos de lã e tudo mais que é possível para se aquecer…

O que ocorre nas cidades durante esse período?

O famoso festival costuma ocorrer no mês de agosto e trás a cidade centenas de celebridades para as festividades do evento. 

Como falamos anteriormente, existe algo mais romântico e charmoso do que um lugar que seja frio? A serração, o chocolate quente, a lareira do hotel, tudo tem um tom de aconchego…

Por mais remota que seja, existe sempre a possibilidade de você ganhar um presente da natureza que é a neve! Por aqui neva quase todo ano (Porém na maioria das vezes é quase imperceptível).

Mas você tem a chance de aproveitar neve a qualquer momento no Snowland, conheça esse espetacular parque de neve artificial!

As cidades são famosas por seus espetaculares fondues, por onde você ir terá a oportunidade de experimentar essa delícia! Existe algo que combina mais com o inverno do que isso?

Comprar Noite Suíça – Fondue

Primavera

Chegamos enfim na estação mais colorida e perfumada que existe! A primavera em Gramado e Canela trás consigo as belezas dos jardins que são tão bem cuidados por aqui! Dificilmente você passará em uma rótula que não esteja cheia das mais belas e coloridas flores. É preciso também lembrar do quanto a população de ambas as cidades valorizam seus próprios jardins, passeando pelos bairros é comum vermos gramados bem aparados e belas composições nos pátios.

O que ocorre nas cidades durante esse período?

Durante o período da primavera as cidades não promovem nenhum evento de grande porte além dos já citados Natal Luz (outubro até janeiro) e do Sonho de Natal (também de outubro até janeiro).

Porém como sempre aqui tem muito para se fazer e conhecer, ainda mais durante essa bela estação onde a temperatura é extremamente agradável na Serra Gaúcha, oscilando próximo aos 20ºC. 

É uma época mágica para andar por aí e conhecer tudo que as cidades podem oferecer. No tour Gramado e Canela os passeios ao ar livre vão fazer você sentir como se estivesse na Europa.

Comprar Tour Gramado e Canela

Um parque temático ao ar livre, é um local onde pode-se facilmente passar metade do dia curtindo as atrações do parque. (Ideal para crianças)

Comprar Ingressos

Gostou das informações e dicas do post? Por aqui sempre trazemos esse tipo de conteúdo sobre Gramado e Canela! Caso queira conhecer todas as opções de passeios, jantares, parques e roteiros clique no botão abaixo.

Fotos: Gramado Tur/Gramado Inesquecível

Deixe um comentário