Castelinho Caracol em Canela

O Castelinho Caracol em Canela é a primeira residência da cidade e foi construído há mais de 100 anos, entre 1913 e 1915!

Com toda a certeza, se você está planejando passar por Canela e Gramado, não pode perder esse passeio charmosíssimo!

O Castelinho recebe visitantes desde o ano de 1985, e atualmente funciona como Museu/Casa de Chá. 

Durante esse passeio, o visitante é capaz de testemunhar como viviam os descendentes de imigrantes alemães no Séc. XX, e ainda se deliciar com um cardápio que parece ter sido retirado de um filme de época.

Sem dúvida esse destino combina a história de uma família tradicional, arquitetura, uma construção com personalidade própria e, de quebra, uma vista estonteante para a natureza.

Além disso, o Castelinho está localizado na estrada para a Cascata do Caracol em Canela, sendo de fácil acesso e há apenas 7 km de distância de Gramado.

A Arquitetura

A construção centenária foi erigida por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer, que eram os moradores do local na época da construção.

Surpreendentemente, o Castelinho foi construído com madeira de araucária – pinheiro típico da região. Contudo, a parte mais impressionante é o sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. Semelhantemente à uma casa de bonecas.

Aliás, o Castelinho possui dezoito ambientes. Sem dúvida os detalhes na decoração (daquela época) vão te impressionar. São delicadas louças de porcelana, talheres de prata, fogão à lenha,  ferros de passar aquecidos com brasa e muito mais. Além de todo esse contexto, também encontramos no local, os brinquedos das crianças que habitavam a casa. 

O primeiro pavimento é constituído pelos quartos, sala de jantar, sala de música (com variados instrumentos), o banheiro e a cozinha. Já no segundo pavimento você vai encontrar um fantástico quarto de costura. Nesse local, as filhas do casal Franzen confeccionavam vestidos, capas das cobertas de pena, entre outras coisas. 

Inegavelmente é uma viagem no tempo!  Antes mesmo de entrar você se encanta com a perfeição do jardim ao redor da construção. Assim, os canteiros lindamente floridos enfeitam graciosamente o local. Além disso, o Castelinho Caracol preserva os móveis e utensílios da época de seus moradores. É realmente impressionante o carinho e cuidado que foi empregado para preservação desse espaço.

O Apfelstrudel

Antes de mais nada é preciso dizer que o Apfelstrudel (torta de maçã) do Castelinho é conhecido e famoso em toda a região. Logo na chegada você já vai ser envolvido pelo aroma que vem das charmosas salas de chá.

Ainda mais charmosa é a história por trás do Apfelstrudel. A receita é tradicional da família Franzen e sua produção artesanal já vem atravessando a 5ª geração. De acordo com o seu paladar, você ainda pode escolher o acompanhamento, entre o tradicional servido com nata  ou com sorvete de creme. Com toda a certeza você vai se impressionar!

Embora o Apfelstrudel seja o queridinho do local, o cardápio possui uma variedade de lanches tradicionais. Vai desde os apetitosos Wafels, Rocamboles e Makronens até lanches salgados mais populares como pão de queijo e misto quente. 

Assim também podemos enfatizar o chã de maçã (feito na panela) ou, se você preferir, um chocolate quente ou até mesmo uma cerveja alemã. Tudo isso você encontra no Castelinho Caracol.

Parte Externa

Primeiramente, o exterior do Castelinho preserva a mata nativa e ainda conta com belos jardins que vão te encher os olhos. Ao caminhar pelo parque você também vai poder visitar a primeira casa da família Franzen (antes de o Castelinho ser construído).  Continuando, você também pode visitar a serraria onde Pedro Franzen trabalhava, os galpões, o Armazém dos Serradores, e casas antigas dos imigrantes alemães.

Na serraria e também nos galpões, os visitantes podem avistar todo o tipo de máquinas e equipamentos antigos. Além do mais, a as casas que estão no exterior do Castelinho são todas projetadas e construídas no estilo alemão. Ainda dentro do parque você pode atravessar uma charmosa ponte de madeira que passa sobre o Arroio Caracol (local onde a madeira de Araucária foi mergulhada durante 6 meses para ser utilizada na construção do Castelinho). Acima de tudo, o local traz a história de uma família e convida você para conhecer os detalhes de perto.

Outras Informações

Ainda nas instalações do Castelinho você encontra duas lojinhas de lembranças e suvenires. 

Visitação: Aberto todos os dias Horário: 9h às 13h / 14h 20m às 17h 30m.

Endereço: Estrada do Caracol Km 03, S/Nº Canela

Deixe um comentário