Como chegar em Gramado e Canela

Gramado e Canela são cidades vizinhas, ficam somente a 7 km de distância uma da outra. As duas cidades estão localizadas na Serra Gaúcha, distantes aproximadamente 110 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

Foto capa: Gramado Inesquecível

Para chegar até as conhecidas cidades existem basicamente quatro maneiras:

1) Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Esse é o aeroporto mais usado por quem visita Gramado e Canela, devido ao alto número de voos vindos de todas as capitais do Brasil e de algumas regiões do exterior.  Sua distância de Gramado é aproximadamente 96 km e o tempo médio para uma viagem de carro é de uma hora e cinquenta minutos (Via BR-116).

Após chegar no aeroporto, você tem algumas opções de transporte até Gramado e Canela, vamos listar algumas:

  • Contratar um traslado de agência: Essa é uma das formas mais seguras e práticas de transporte até a Serra Gaúcha, visto que você será aguardado já no desembarque por um profissional que vai lhe acompanhar até o veículo do serviço (carro, van, micro-ônibus ou ônibus).
  • Alugar um veículo e dirigir até Gramado ou Canela: Uma ótima opção para quem não se importa em dirigir. Você pode reservar um veículo e retirá-lo no próprio Aeroporto Salgado Filho e em poucos minutos você já estará pronto para partir rumo a Serra. O caminho mais rápido e fácil que sugerimos é  via BR-116, RS-239 e RS-115, conforme o mapa abaixo:
  • Pegar um ônibus de linha (Opção para quem não se importa de esperar um pouco): Existe uma linha de ônibus da empresa Citral que sai do Aeroporto Salgado Filho e vai até as rodoviárias de Gramado e Canela.
  • Aplicativo Uber: Essa é uma opção para quem já está acostumado com o aplicativo ou deseja experimentar pela primeira vez em uma viagem mais longa.

2) Aeroporto Regional Hugo Cantergiani - Caxias do Sul

Esse aeroporto é menor do que o Salgado Filho de Porto Alegre e também recebe bem menos voos comerciais. Caso você tenha comprado passagem aérea para esse destino a grande vantagem é que ele fica somente a 66 km de Gramado, aproximadamente 1 hora e 20 minutos de carro, (Via Nova Petrópolis) conforme mapa abaixo:

Após chegar no aeroporto em Caxias, as opções para ir até Gramado/Canela são praticamente as mesmas que citamos para o Aeroporto Salgado Filho:

  • Contratar um traslado de agência: Assim como no exemplo anterior, você também tem essa opção para o Aeroporto Hugo Cantergiani, ao desembarcar seja recebido por um profissional do turismo e faça uma viagem sem preocupações até Gramado/Canela.
  • Alugue um carro: Assim como em Porto Alegre, você também pode alugar um carro e ir dirigindo até Gramado/Canela, com a facilidade de pegar o veículo nas dependências do aeroporto. O trecho é bem curto, como falamos anteriormente o aeroporto fica a 66 km de Gramado.
  • Pegue um ônibus: Essa opção partindo do aeroporto de Caxias vai ser um pouco mais complexa, pois você terá de ir de alguma forma até a rodoviária no centro da cidade e lá então apanhar o ônibus para ir até Gramado/Canela (A linha também é operada pela empresa Citral).
  • Vá de Uber: Essa também é uma boa opção de transporte, visto que hoje em dia o aplicativo está com cada vez mais disponibilidade e tarifas atraentes.

3) Aeroporto Municipal de Canela RS

Foto: http://www.aeroportodecanela.com/

Canela possui um aeroporto municipal bem pequeno, que recebe basicamente aeronaves particulares de pequeno porte, não recebendo nenhum voo comercial de grandes companhias. É uma ótima opção para voos fretados em jatos particulares ou helicópteros. (Como já falamos antes, estando em Canela você leva somente alguns minutos para chegar até Gramado, pois as cidades ficam a somente 7 km de distância uma da outra).

4) Vindo de carro de outros estados (Acesso SC)

Existem muitos viajantes que chegam até Gramado e Canela de carro vindos de outros estados do Brasil. O acesso mais comum é via BR-101 (pelo litoral de Santa Catarina), você fará o caminho mais rápido e fácil seguindo em direção a Porto Alegre porém, muito antes de chegar na capital gaúcha, você precisa entrar no município de Terra de Areia (Rota do Sol) que leva você até Caxias e outras cidades serranas. Ao chegar na rótula em Tainhas você deve seguir pela RS-020, para São Francisco de Paula, e após um bom trecho deve se dirigir para a BR 235 que o levará até Canela e Gramado. 

A distância de Florianópolis até Gramado é de  448 km – aproximadamente 5 h 41 min via BR-101.

Deixe um comentário