Mundo a Vapor Gramado

Antes de tudo, o Mundo a Vapor Gramado oferece descobertas, conhecimento e diversão. Então, embarque em uma viagem diferente, rumo ao tempo em que as máquinas eram movidas a vapor. Nessa visita você irá conhecer um parque cheio de vida, arte e movimento. Confira!

Como é o Mundo a Vapor

Antes de mais nada, a fachada do Mundo a Vapor já surpreende.  Analogamente, reproduz um acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895. Na ocasião, uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessou a parede e caiu de uma altura de 12 metros.

Assim, o parque proporciona uma volta ao mundo diferente. Essa é a viagem que você irá fazer através das máquinas a vapor que transformaram a história. Passando pelos seis continentes, você descobrirá como cada país foi impactado pela força do vapor e o quanto ele ainda é importante até hoje.

Esse espaço temático reproduz réplicas de um processo industrial completo. Assim, máquinas a vapor formam cenários como olaria, moinho de pedra, fábrica de erva-mate, serraria, usina eólica, ferraria, barco a vapor e muito mais. Além do mais, a perfeição e a reprodução dos detalhes ganham destaque nesse passeio.

Ademais, exibe verdadeiras relíquias. Como exemplo, uma linda vitrola a vapor (em pleno funcionamento) e a menor fábrica de papel do mundo. Você irá apreciar uma maquete da linha férrea de 1920 que ligava Porto Alegre e Canela. Sem dúvida é um passeio que mistura diversão e conhecimento. Tudo isso nos mínimos detalhes! Não perca.

Localização

O Mundo a Vapor fica na rodovia que liga Canela a Gramado.

Endereço: Avenida Don Luiz Guanella nº 1247 – RS 235.

A História do local

Primeiramente, o parque nasceu a partir de uma história real. Anteriormente, na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor. Assim, a vida do pequeno vilarejo, girava em torno do trem, que partia de Porto Alegre, e seguia para a Serra levando mantimentos.

Então, era nesse cenário que viviam os três filhos de Ernesto Urbani. Desse modo, Omar, Benito e Hermes eram apaixonados por máquinas a vapor. Assim, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade. Nesse ínterim, criavam obras de arte: máquinas a vapor em miniatura. Com o passar do tempo, já adultos, puderam então transformar o sonho de criança em realidade. Logo depois, em 1991 inaugurou o Parque Temático Mundo a Vapor. Conforme esperado, foi e ainda é um grande sucesso!

Mundo a Vapor Gramado

Atualmente, os visitantes encontram máquinas a vapor exclusivas, produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani.


Por último, esperamos ter ajudado. É fácil perceber que a Serra Gaúcha é um destino fantástico. Difícil é escolher dentre tantas atrações.

Para mais informações sobre passeios e pacotes, clique aqui.

Leia também: O que fazer em Canela.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Seja o primeiro a receber as nossas promoções e novidades!

Cadastre-se agora mesmo na nossa lista prioritária!