O que fazer em Gramado e Canela em 2020

Caso seja a primeira vez que você visita Gramado ou Canela, ficará impressionado(a) com a quantidade de passeios, atividades e eventos que as duas cidades oferecem. Para facilitar um pouco a criação do seu roteiro vamos desenvolver uma lista do que consideramos imperdível por aqui.

Entendendo Gramado e Canela

Antes de passarmos para a lista de passeios e atividades imperdíveis por aqui, precisamos inicialmente entender como funciona Gramado e Canela. As duas cidades ficam na Serra Gaúcha, distantes aproximadamente 125 km da capital do estado Porto Alegre.

Gramado e Canela são praticamente emendadas, ficam somente 7 km uma da outra. No decorrer da leitura da nossa lista você verá que os pontos turísticos e passeios são bem divididos entre as duas cidades, como um todo as duas se complementam muito bem e tornam essa micro-região um verdadeiro sonho bom.

Foto: Gramado Inesquecível

Outra coisa que não podemos deixar de comentar: Só de estar em Gramado e Canela andando pelas ruas, você já terá experiências incríveis durante o seu passeio. As duas cidades possuem uma arquitetura Européia que deixa qualquer pessoa impressionada, além de ambas serem extremamente limpas e organizadas.

Caso esteja hospedado em Gramado, comece pelo centro da cidade

Caso você esteja hospedado próximo ao centro de Gramado melhor ainda (Confira aqui opções de hospedagem)

Se você estiver hospedado próximo ao centro o ideal é ir caminhando até a Avenida Borges de Medeiros (É a principal rua da cidade, onde ficam vários restaurantes, lojas de roupas, lojas de chocolates e também vários pontos turísticos famosos).

Foto: Gramado Inesquecível

Dependendo da “altura” da avenida que você estiver, logo você irá encontrar a Igreja São Pedro, a Fonte do Amor Eterno,  Rua Coberta, Palácio dos Festivais e também o Largo da Borges. Só nesses locais, parando para tirar fotos e olhar/aproveitar tudo com bastante calma, você provavelmente vai ficar o dia inteiro contando o tempo de almoçar tranquilamente, dar mais umas voltas pelas centenas de lojas e tomar um café em algum bistrô da própria avenida.

Agora vamos para alguns pontos turísticos e passeios imperdíveis para quem visita Gramado mas que não ficam na movimentada Avenida Borges de Medeiros.

Lago Negro

O Lago Negro fica distante somente 2 km do centro de Gramado. É uma ótima opção para um dia bonito! A entrada é totalmente gratuita e você poderá aproveitar toda a natureza do local.

Separe pelo menos 2 ou 3 horas para fazer esse passeio. Só para dar uma volta caminhando no entorno do lago você deve levar algo em torno de 25 minutos caminhando devagar e aproveitando a paisagem. 

Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça

Esse é um passeio inesquecível para quem visita a Serra Gaúcha! O Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça é um passeio completo, onde você irá vivenciar e relembrar a cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.

Durante o passeio você irá fazer um percurso de aproximadamente 23 km pelas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi a bordo de um trem incrível. Dentro do trem ocorrem diversas apresentações artísticas, pode esperar muita animação! Além do passeio de trem o pacote também oferece uma visita ao Parque da Epopéia Italiana – um museu que conta a história dos imigrantes da região. E para finalizar você também será guiado por uma ou duas vinícolas e conhecerá os processos de fabricação de sucos e vinhos, além de passar por incríveis degustações.

Esse é um passeio que dura o dia inteiro, saindo diretamente dos hotéis e pousadas de Gramado e Canela na parte da manhã e voltando somente no início da noite.

Snowland - Parque de Neve

A visita desse parque incrível é praticamente obrigatória para quem vem até Gramado. O Snowland é uma estrutura indoor que em seu interior está repleto de neve artificial e muitas formas de diversão, além de áreas de alimentação e lojas. 

Prepare-se para ficar pelo menos umas 5 ou 6 horas dentro do parque. Esse é um local que não permite uma visitinha rápida, a estrutura é simplesmente gigante e oferece muito para quem a visita.

Atrações do Passaporte Dreams

Esse é um combo super vantajoso para quem visita Gramado e Canela, se trata de um passaporte que te dá direito a entrar em 5 atrações incríveis.

  • Museu de Cera (Gramado)
  • Super Carros (Gramado)
  • Parque Vale dos Dinossauros (Canela)
  • Hollywood Dream Cars (Gramado)
  • Harley Motor Show (Gramado)

Vale a pena separar pelo menos umas 6 horas do dia para visitar com tranquilidade cada atração. 

Caso esteja hospedado em Canela, comece também pelo centro da cidade!

Como falamos anteriormente Canela fica somente 7 km de distância de Gramado e se você optou por se hospedar por lá, nosso conselho é que você percorra o centro da cidade caminhando.

Assim como Gramado, o centro de Canela é um lugar para ficar boas horas caminhando e conhecendo cada detalhe. São diversas lojas, restaurantes e pontos de visitação onde você pode ficar o dia inteiro.

Catedral de Pedra

O primeiro lugar que aconselhamos você conhecer no centro de Canela é a Igreja de Pedra (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes). Esse com certeza é um dos pontos altos do seu passeio por lá, a igreja é simplesmente incrível e ficará marcada para sempre em sua memória.

Estação Campos de Canella

Na sequencia, um local muito bacana para conhecer é a Estação Campos de Canella (descendo pela rua de frente à Igreja, fica mais ou menos uns 400 metros de distância).

O local faz parte da história viva de Canela. Antigamente a Maria Fumaça fazia transportes na região, hoje encontra-se estacionada e totalmente reformada servindo de estrutura para lojas e restaurantes no seu interior. Esse é um bom local para você almoçar ou tomar um delicioso café, além de poder visitar diversas lojas bacanas do complexo.

Mundo a vapor

Um parque temático simplesmente espetacular bem na entrada de Canela. Logo na chegada você encontrará uma representação da famosa locomotiva acidentada na estação de Montparnasse em Paris na França no ano de 1985.

Além da linda locomotiva da entrada, você encontra no interior do parque diversas fábricas em miniatura movidas a vapor,  lojas e outros atrativos. Você pode separar pelo menos umas duas horas para ficar pelo local, as demonstrações e explicações dos guias vão tomar alguns minutos, fora um tempinho para fotos e conhecer cada detalhe do local.

Cascata do Caracol (Parque do Caracol)

Esse é um presente para quem visita a Serra Gaúcha, o local fica somente a 7 km do centro da cidade de Canela ou 14 km do centro de Gramado. Prepare-se para se encher da energia incrível que a natureza desse lugar proporciona para que visita o parque.

São diversas trilhas pela mata, lojinhas de artesanato e produtos regionais, mas o ponto alto do passeio é ir até o observatório da Cascata do Caracol – uma queda d’água impressionante com aproximadamente 130 metros de altura.

Bônus - Natal Luz (Gramado) e Sonho de Natal (Canela)

Caso você esteja vindo para Gramado entre o final de outubro e o mês de janeiro, você terá uma oportunidade única de vivenciar o espetacular Natal Luz ocorrendo pela cidade. São diversas atrações em uma programação diária que com certeza farão você se apaixonar definitivamente por Gramado. 

Durante o mesmo período a cidade de Canela também protagoniza um evento temático de natal simplesmente incrível! O Sonho de Natal é repleto de atrações (todas gratuitas) que acontecem praticamente todos os dias durante a temporada de natal. Prepare-se para ser surpreendido por diversas intervenções artísticas ao andam pelo centro de Canela durante esse período.

O que você achou das nossas dicas? já dá para ter um passeio inesquecível pela Serra Gaúcha, né!? Claro que não conseguimos colocar tudo que tem para fazer por aqui, realmente são muitos passeios e pontos turísticos incríveis que existem nas duas cidades e a lista ficaria muito grande e de certa forma inviável para um post só, pois isso caso você queira conhecer os mais diversos passeios e locais de visitação que faltaram aqui, clique no botão abaixo e serás direcionado.

Deixe um comentário