Você está visualizando atualmente O que fazer em Gramado e Canela no inverno?

O que fazer em Gramado e Canela no inverno?

O inverno é com certeza uma das épocas mais charmosas e bonitas para visitar a Serra Gaúcha. Gramado e Canela durante a estação recebem muitos visitantes que buscam as lindas paisagens invernais, as maravilhosas atrações e a tão famosa gastronomia da região. Acompanhe abaixo uma série de dicas que preparamos para você sobre o que fazer por aqui durante sua visita na estação mais esperada do ano. (Foto capa: Gramado Inesquecível)

Quando começa e quando termina o inverno por aqui?

Oficialmente no Brasil o inverno começa no dia 20 de junho, porém em Gramado e Canela estamos em uma altitude de quase 900 metros, além de uma posição geográfica muito ao Sul, portanto aqui o frio chega bem mais cedo do que na maioria das cidades brasileiras. 

É comum já termos dias frios a partir do mês de abril, com temperaturas mínimas chegando em até 8ºC, em maio fica mais frio ainda com a temperatura chegando próximo dos 5ºC nos dias mais frios, agora já dentro do mês de junho a temperatura chega facilmente aos 0ºC, porém  o mês mais frio de todos é o mês de julho com a média geral de temperatura em 10ºC podendo muitos dias ir abaixo de 0ºC, os primeiros dias do mês de agosto também costumam ser muito frios (O mês de agosto é um dos meses mais propensos a neve), tanto que a última vez que nevou por aqui foi no comecinho do mês de agosto de 2018.

Foto: Gramado Inesquecível

Por que visitar Gramado e Canela no inverno?

As duas cidades são espetaculares em qualquer época do ano porém consideramos o inverno muito especial por aqui, é um período em que as cidades se tornam mais aconchegantes que o normal. Andando pelas ruas você se sentirá em um filme europeu, com direito a usar suas melhores roupas de frio; luvas, toucas e casacos serão vistos em praticamente todas as pessoas. 

Ao olhar para os telhados dos comércios, hotéis e casas você verá chaminés a todo funcionamento, além de ser bem comum ocorrer a “Serração”, uma espécie de neblina que temos por aqui. (Como na foto abaixo)

Foto: Gramado Inesquecível

É também durante o inverno em Gramado e Canela que você poderá se deliciar com os famosos chocolates quentes, por onde você andar encontrará uma lojinha vendendo a deliciosa bebida de inverno.

O que tem pra fazer em Gramado e Canela durante o inverno?

As duas cidades tem muito para oferecer em qualquer época do ano, mas separamos alguns dos passeios/parques/pontos turísticos mais indicados para esses dias frios.

Passaporte Grupo Dreams

Esse pacote é uma excelente opção para dias muito frios ou dias que estejam chovendo, pois das 5 atrações 4 são em local totalmente fechado, possibilitando o passeios sob qualquer condição climática.

O passaporte Grupo Dreams é um combo que lhe dá acesso a 5 atrações em Gramado e Canela, nele você poderá conhecer: 

  • Super Carros: Um museu de carros importados, Ferrari, Lamborghini e outras super marcas, onde é possível apreciar os modelos e também dar uma voltinha como piloto ou caroneiro. (Passeios de carros não inclusos no passaporte)
  • Harley Motor Show: Esse é o museu da Harley Davidson, ideal para os apaixonados por motocicletas, é um local de extremo bom gosto.
  • Hollywood Dream Cars: Um dos mais espetaculares museus de carros antigos do mundo, são diversos modelos das décadas passadas que compõe esse local mágico.
  • Dreamland Museu de Cera: Personagens famosos do cinema e também personalidades reproduzidas em cera.
  • Parque Vale dos Dinossauros: Um parque com dinossauros animatrônicos localizado na cidade de Canela.

Aproveitar neve de verdade!

As chances de sua visita em Gramado e Canela coincidirem com uma nevasca são infelizmente muito pequenas, visto que o fenômeno ocorre com baixíssima frequência por aqui. 

Porém você pode aproveitar neve de verdade no Snowland, não importa o dia que você vier, você poderá brincar na neve, fazer aulas de esqui, escorregar nos brinquedos e tudo que o parque pode lhe oferecer.

O Snowland é um parque de neve artificial que fica na cidade de Gramado, distante somente 7 km do centro da cidade, é o local perfeito para você passar um dia inteiro se divertindo com sua família.

Uma sequência de fondue

Não podíamos deixar de fora essa experiência gastronômica maravilhosa que é o fondue, né!? Afinal Gramado e Canela são muito famosas por seus jantares românticos e o fondue com certeza é opção número um no inverno.

Uma das mais tradicionais opções da Serra Gaúcha. A sequência de fondue inicia com a tradicional fondue de queijo, acompanhado por pão adormecido, brócolis, linguiça calabresa, batata e goiabada. Em seguida a fondue de carne na pedra, o La Pierrat, cortes nobres de carne bovina, suína e frango, guarnecido por 12 variedades de molhos e farofa. Para finalizar a série, a fondue de chocolate traz os sabores das frutas da estação com o mais apreciado dos doces. Tem como não amar!?

Capriche na mala!

Vale lembrar que caso você venha para cá durante a fria estação é importante caprichar na mala, principalmente para quem mora em regiões mais quentes do Brasil como norte e nordeste, a diferença de temperatura e sensação térmica é muito grande, vale a pena trazer luvas, toucas, cachecol, blusa de lã e tudo mais. Mas caso você não queira vir com muita mala, fique tranquilo! Existem diversas lojas que vendem todos os tipos de roupas e acessórios por aqui.

Agora que já lhe explicamos brevemente como funciona o inverno em Gramado e Canela e também mostramos algumas coisas legais para se fazer na região, só falta você vir para cá aproveitar ao máximo!

Deixe um comentário