O que fazer gratuito em Gramado e Canela?

Quando pensamos em uma viagem para Gramado e Canela, logo vem à cabeça que custará muito caro passar alguns dias nesses famosos destinos turísticos da Serra Gaúcha. Porém preparamos esse post para mostrar os incríveis locais de visitação que são totalmente gratuitos por aqui.

Lago Negro (Gramado)

Surpreendente, né!? O Lago Negro é um dos principais pontos turísticos de Gramado, também é um dos mais famosos da cidade e apesar disso, é totalmente gratuito. Esse ponto turístico é ideal para ir com a família ou com seu amado (a), o local transmite muita paz e nos presenteia com sua natureza exuberante.

Prepare-se para ficar pelo menos umas 2 horas andando pelo lago. Logo na chegada você verá lojinhas de artesanato, lancheria, barraquinha de pipoca e com certeza algum artista expondo próximo da entrada. 

Uma atividade bacana para quem visita o local é fazer a tradicional caminhada de aproximadamente 740 metros no entorno do lago. Para quem gosta de natureza é um prato cheio, pois o parque é composto por uma linda floresta de árvores importadas da Europa, que com o passar do tempo incorporaram com a mata nativa e hoje tornam o lugar único.

Vale lembrar que os pedalinhos do lago não são gratuitos, para dar uma voltinha por alguns minutos nos diferentes modelos que existem por lá vai custar algo em torno de R$ 40,00.

Rua Coberta (Gramado)

Rua Coberta

Assim como o Lago Negro, a Rua Coberta também é um símbolo de Gramado. No local existem diversas lojas e restaurantes (dos mais variados cardápios), além de ser casa para diversos eventos, shows e feiras que a cidade promove no decorrer do ano.

A famosa rua fica bem em frente ao Palácio dos Festivais (Que é o cinema da cidade e também o local que ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado). Fica também muito próxima do Largo da Borges (Que é outro local gratuito muito parecido com a Rua Coberta), além de ser vizinha da espetacular Igreja São Pedro.

A Rua Coberta tornou-se um local estratégico para o turista na cidade de Gramado. Além de ser no coração da cidade (Na badalada Av. Borges de Medeiros) que é basicamente onde tudo acontece em Gramado, na rua de trás (Rua Me. Verônica) você encontrará os principais bancos nacionais.

Catedral de Pedra (Canela)

Igreja de Pedra em Canela

Um verdadeiro presente para quem está conhecendo a Serra Gaúcha. De todos os pontos turísticos gratuitos de Gramado e Canela, esse com certeza é um dos mais impressionantes e inesquecíveis.

Seu nome correto é Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, porém a maioria das pessoas chama somente de Catedral de Pedra. A igreja é um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha e já esteve cotada no passado como uma das 7 maravilhas do Brasil.

A linda igreja tem 65 metros de altura e é toda revestida com pedras milimetricamente posicionadas. Seu estilo é o Gótico Inglês e sua inauguração foi em 1953.

Esse com certeza é um dos locais que você não pode deixar de visitar ao conhecer Gramado e Canela, sem gastar nada você vai conhecer uma construção digna das maravilhas arquitetônicas da Europa.

Estação Campos de Canella (Canela)

Um dos mais novos pontos turísticos de Canela, a Estação Campos de Canella tem uma proposta bem parecida com a Rua Coberta de Gramado. No local você encontra diversas lojas, restaurantes e cafés.

A estação tem uma temática bem especial, o local no passado foi uma estação de trem (o próprio trem hoje foi reformado e está parado na estação fazendo parte da estrutura do local).

Esse é um local para qualquer hora do dia, você pode almoçar/jantar no restaurante Casa do Pinóquio, tomar um café da tarde espetacular na Casa da Velha Bruxa ou se preferir tomar algumas canecas de chopp na La Meuse.

Natal Luz - Algumas atrações (Gramado)

Foto: Cleiton Thiele

Isso mesmo, ao visitar Gramado durante o período do Natal Luz (para essa edição será de 22/10/2020 até 30/01/2021), você tem a oportunidade de assistir diversos espetáculos e atrações totalmente gratuitas.

Boa parte da programação do espetacular evento é livre de cobrança. O tradicional Show de Acendimento é um deles (Ocorre diariamente em uma estrutura montada no Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta), outras atrações menores como Trupe de Natal e Parada de Natal ocorrem sempre ao longo da Avenida Borges de Medeiros.

Nós temos aqui no blog um post totalmente dedicado ao Natal Luz de Gramado, você poderá tirar todas as suas dúvidas por lá. Caso você queira também conhecer os shows pagos do Natal Luz, acesse aqui.

Gostou das nossas dicas de lugares gratuitos para visitar em Gramado e Canela?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Seja o primeiro a receber as nossas promoções e novidades!

Cadastre-se agora mesmo na nossa lista prioritária!