Programação Gratuita do Natal Luz 2020/2021

Está com pouco dinheiro e deseja economizar ao máximo durante sua visita à Gramado? Você chegou no lugar certo! Vamos te apresentar a incrível programação gratuita do Natal Luz e sobretudo mostrar que é possível se divertir muito gastando pouco por aqui.

Foto Capa: Cleiton Thiele

Antes de mais nada, precisamos explicar que o evento consiste de três atrações pagas que chamamos de shows principais e também diversas atrações totalmente livres as público, que são apresentações mais simples porém, também muito bonitas. E além disso tudo você poderá contemplar sempre a incrível decoração natalina da cidade, que todos os anos deixam os visitantes simplesmente apaixonados. 

Programação Gratuita Natal Luz (Atrações)

Tannenbaumfest

Vamos começar com a festa que certamente é um dos símbolos máximos do evento! A Tannenbaumfest reúne a comunidade Gramadense em torno da Av. Borges de Medeiros (A principal rua da cidade), para realizarem a decoração de dezenas de pinheiros de natal no canteiro central. A tradição permanece ano após ano e qualquer empresa da cidade pode se candidatar para “adotar” um pinheiro, ficando responsável até o término do evento pela árvore que fizera a decoração. 

Parada de Natal

A Parada de Natal é uma  prévia gratuita de um dos principais shows do evento – O Desfile de Natal! Prepare-se para sentir toda a alegria transmitida por dezenas de artistas que compõe essa atração! 

Essa intervenção artística incrível ocorre sempre na Avenida Borges de Medeiros e não faltam adereços para deixar o público envolto no clima de natal! São músicos, carros alegóricos e a espetacular Roda Sinfônica – que traz em seu interior diversos personagens tocando os instrumentos que são símbolo do Natal Luz de Gramado.

Show de Acendimento (A principal atração da programação gratuita do Natal Luz)

Essa é a atração gratuita que consideramos imperdível para quem está por Gramado durante o Natal Luz! Com certeza você já deve ter ouvido falar do famoso Show de Acendimento do evento. A atração ocorre em uma estrutura permanente junto ao Palácio dos Festivais (em frente à Rua Coberta) e consiste em um teatro musical maravilhoso onde o bom velhinho coordena seus ajudantes para realizarem todos os procedimentos dentro da fábrica geradora das luzes de natal. Prepare-se para ver a cidade sair da completa escuridão para um incrível show de luzes de natal.

A atração ocorre diariamente próximo às 20:30 e a nossa dica é que você se organize para ir ao local sempre com uns 40 minutos de antecedência, pois o espaço em frente a estrutura é quase sempre muito disputado pelo público. 

Vila de Natal (A casa do Papai Noel)

Um verdadeiro santuário de Natal na cidade de Gramado! A Vila de Natal além de ser a casa do bom velhinho, também é palco para diversas apresentações e intervenções artísticas durante o evento. Ao visitar o local que fica na Praça das Etnias (ao lado da Rodoviária de Gramado), você poderá curtir toda a magia que o Natal pode transmitir. São diversas casinhas enfeitadas, expositores locais e muitos personagens de natal que irão te receber com muito carinho. Aproveite para deixar uma cartinha na casa do Papai Noel! Quem sabe você tem seus pedidos atendidos?

Rua Coberta (Apresentações diversas)

A Rua Coberta além de ser um dos principais pontos turísticos de Gramado, em época de Natal Luz também se transforma em um dos principais palcos do evento. São dezenas de apresentações que ocorrem no local, principalmente atrações musicais como concertos, corais, apresentações solo etc. Além das atrações musicais, o local também recebe eventualmente artistas itinerantes que trazem muita alegria aos visitantes. 

Um fato bacana sobre a Rua Coberta durante o Natal Luz é que a programação trás atrações diariamente para o local. Portanto não importa o dia que você estiver passando pela cidade, é só ficar andando por essa rua que você irá com certeza ter a oportunidade de sentir toda a magia do evento. 

Árvore Cantante

Todos os anos a cidade de Gramado recebe durante o Natal Luz diversos corais vindos de vários locais do Rio Grande do Sul. No repertório não faltam musicas natalinas para animar e trazer para o público o clima de Natal. A grade com os dias das apresentações são liberadas somente próximo ao início do evento, normalmente a partir do mês de agosto.

Trupe de Natal

Você está caminhando pelo centro da cidade, quando de repente se depara com seis personagens contando histórias de Natal em forma de poesia e canções. Essa atração ocorre em formato itinerante, ou seja não existe um local exato para você encontrar o espetáculo, mas a nossa dica é que você fique pela Av. Borges de Medeiros durante a tarde ou então faça uma visitinha a Vila de Natal conforme falamos anteriormente, essa turma costuma aparecer por lá para animar mais ainda o local.

As Renas do Natal Luz (Exposição permanente)

Um projeto desenvolvido por diversos artistas plásticos da Pro-Arte, Associação de Artistas de Gramado. O grupo realizou a pintura artística de doze renas decoradas, sendo que as obras foram projetadas para combinarem com decoração do Natal Luz da edição passada. Embora a exposição tenha sido um sucesso, ainda não temos a informação se o projeto voltará a estar presente durante a 35ª edição do evento (2020/2021). 

Essa foi a programação gratuita do Natal Luz de Gramado! Esperamos que você possa ter aproveitado nossa dicas e que logo mais venha para a cidade curtir ao máximo esse evento incrível. Inegavelmente é possível aproveitar muito sem gastar tanto, não é mesmo!?

Shows pagos do evento (Atrações principais)

Como falamos anteriormente, o Natal Luz de Gramado também possui uma programação paga, que são os chamados shows principais. Para a 35ª edição do evento teremos o famoso Show do Lago – Illumination, também teremos o consagrado Desfile de Natal – A Magia do Noel e a peça Teatral A Lenda do Bosque de Natal. Para esses três espetáculos, é necessário a compra de ingressos que permitirão sua entrada! Compre antecipadamente aqui e garanta seus lugares nesses shows maravilhosos. 

Fotos Gerais: Cleiton Thiele

Deixe um comentário