Tour Linha Bella em Gramado

À primeira vista, o Tour Linha Bella em Gramado vem mostrar a outra cara da Serra Gaúcha: uma realidade paralela ao furor dos espetáculos e parques temáticos. Dessa forma, através do Tour o viajante entrará em contato com um ambiente histórico e carregado de cultura: a origem de tudo.

Nesse ínterim, uma jardineira à moda antiga conduzirá os visitantes a um roteiro colonial que explorará as marcas do passado imigrante.

Como não poderia deixar de ser, tudo começa na Praça das Etnias:

Linha Bella

Na Praça das Etnias, Gramado mostra que desde os idos de 1800 está aberta a receber os estrangeiros – talvez por isso se tornou o destino turístico grandioso que é hoje.

Assim também, você vai perceber, ao visitar a Praça das Etnias, que há um modelo arquitetônico das três principais culturas colonizadoras da região: alemã, italiana e portuguesa.

Ali você encontra exposição de utensílios históricos e artesanato. Afinal, quem não gosta de um um souvenir?

Frequentemente mais eventos são estruturados no local. Às vezes há mais para se ver ali.

DEGUSTAÇÃO DE SUCOS E VINHOS

Vinho no Tour

Após, a jardineira parte rumo à gênese da cidade, a tradicional Vinícola Masotti. Na visitação, o proprietário, Euclides Masotti, narra a história de sua família no Brasil, a qual começou em 1887 e, além disso, explica os pormenores da produção de sucos e vinhos.

Ademais, o visitante poderá degustar as especiarias e, é claro, comprar os produtos de primeira qualidade na loja da Vinícola.

VISITAÇÃO À CASA CENTENÁRIA

Tour Linha Bella Casarão

Os descendentes do patriarca, Vicenzo Marcon contarão a trajetória imigrante da família que é de fato, muito peculiar: por dois anos o ascendente e a esposa moraram dentro de uma árvore. É uma história impressionante.

A propriedade centenária é muito bonita e, além disso, todos adoram brincar com as ovelhas.

Simultaneamente, há degustações de produtos coloniais: bolachas, linguiça, licores, graspa e, não só, mas também, parreiras nas quais o visitante pode colher uvas diretamente dos pés. Ou seja, o passeio atende a todos os gostos.

APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO MOINHO CAVICHION

Serra

A princípio, os moinhos geram, por si sós, um certo deslumbramento em quem os vê. Mas, no entanto, esse é especial: carrega a história da fusão de duas etnias migratórias – alemã e italiana.

Por outro lado, seguindo o ritmo de todo o passeio, a representante da família original repassará a sabedoria milenar que recebeu das gerações anteriores:

Tour Linha Bella

Nesse sentido, perceba que durante toda a jornada, o viajante será calorosamente recebido e cuidadosamente informado sobre a história da região e das pessoas que a tornaram o que é hoje. É um passeio cheio de graça e entusiasmo.

BOA MÚSICA E BOA COMIDA NA CANTINA ITALIANA

Almoço no Tour Linha Bella

De antemão, a Cantina Linha Bella é uma instituição da Serra Gaúcha. Isso porque todo o ideário do turismo colonial teve seu início em razão de seu sucesso.

Biografia da Cantina Linha Bella

Em síntese, o casal de proprietários iniciou a jornada com o fabrico de massas caseiras. Após, abriu um restaurante no melhor estilo italiano no porão da residência. Entretanto, o sucesso foi tamanho que, além da dimensão culinária que atingiu, ainda estimulou o turismo colonial na região e virou a marca Linha Bella.

Almoço no Tour Linha Bella em Gramado

A Cantina Linha Bella oferece muito mais do que um buffet generoso e culturalmente enriquecido: oferece um espetáculo. Com muita música desde a recepção dos convidados até à despedida, apaixona todos que a visitam.

O visitante vai dançar, cantar e experimentar as delícias que a herança italiana nos deixou. Não é uma parada para refeição, é um mergulho cultural.

Cantina

Por tudo isso, tornou-se o evento mais tradicional da cultura italiana na região.

VISITA AO PRIMEIRO CENTRO DE GRAMADO

Linha nova Gramado

Senta que lá vem história: em novembro de 1904, Linha Nova nasceu, nomeou-se o 5.º Distrito da cidade de Taquara. Construiu-se escola, cartório, o famoso moinho, capela, delegacia e até presídio.

De acordo com os historiadores, a expansão foi rápida e, em 1910, houve uma movimentação política para trazer a Linha de Trem a fim de unir Taquara, Gramado e Canela.

Desse modo, em 1921, o Ramal Ferroviário chegou em Gramado e o centro se consolidou em torno da Estação Férrea, o local que conhecemos como a Praça das Etnias.

Por fim essa e outras histórias você vai ouvir na visita à Linha Nova. Igualmente, conhecerá as primeiras instalações dos moradores da época. É imperdível.

INFORMAÇÕES DE PRAXE

O Tour Linha Bella em Gramado Inclui:

  • Transporte por todo o trajeto, iniciando no Parque das Etnias;
  • Acompanhamento e lições de Guia Turístico especializado;
  • Almoço com show na Cantina Italiana Linha Bella;
  • Entradas e degustações nas paradas;

Obs. O Tour não inclui as bebidas no Restaurante.

Ainda em dúvida? Chame a agência no Whatsapp:

Para saber mais sobre o turismo em Gramado, leia: https://www.reservasnet.com.br/blog/o-que-fazer-em-gramado-em-2-dias/

Enfim, esperamos ter tido sucesso ao mostrar tanto quanto é possível, em palavras, o significado dessa viagem ao passado de Gramado.

Certamente, com seus próprios olhos, a grandiosidade dos acontecimentos será melhor percebida. Não perca essa oportunidade.

Até a próxima.

Deixe um comentário